Pouso na Serra promoveu encontro aeronáutico beneficente

O Aeródromo Privado Pouso na Serra – SIJN, em Bom Retiro, na Serra Catarinense, recebeu pilotos e apreciadores da aviação, no dia 30 de maio, no 2º Encontro Aeronáutico, promovido em parceria com o Rotary Club de São José – Kobrasol e Rotary Club de Curitibanos – Sul. Mais de 25 aeronaves de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo derem colorido à pista. Além da boa gastronomia, à base de cordeiro serrano, foi uma oportunidade de contribuir para uma causa humanitária e ainda vivenciar e apreciar a paisagem da região. O Encontro contou com apoio do Fort Atacadista de São José, Gráfica Rotta de Lages, a Plane Aviation e Cirrus de São Paulo, e Rotary Club Florada da Serra, de São Joaquim.

Com o tema Aviação contra a Poliomielite, o evento foi em favor da Campanha de erradicação da poliomielite no mundo (End Polio Now), da Fundação Rotary Internacional. Durante o encontro, os visitantes tiveram a oportunidade de realizar doações espontâneas para aquisição de gotinhas anti-polio e em troca recebem uma camiseta.

O Aeródromo Privado SIJN, localizado entre Bom Retiro e Urubici, no 06 Km da SC- 110 (antiga SC-430), é parte integrante do empreendimento Pouso na Serra Fazenda Condomínio. A pista em grama, com 1000 metros, está integrada ao entorno natural de um vale de araucárias e lagos.  Detalhes operacionais podem ser obtidos no link http://pousonaserra.com.br/campo_de_pouso/ ou pelo fone (49) 9127-8734.

Encontros aeronáuticos com temas gastronômicos fazem parte do calendário de eventos do Pouso na Serra. A truta, peixe de água doce e que se adaptou bem ao clima frio da região, foi apresentada em 2013, durante o Festival de Aviões do Viva Serra, e em 2014, na 1ª edição do Encontro Aviação contra a poliomielite, com o 1º Aerotruta. Em abril deste ano, aproveitando o pinhão, a semente da araucária, que é farta na região nesta época do outono, foi realizado o Aeropinhão “Desejamos associar aeronáutica com boa gastronomia, lazer e o prazer de desfrutar do contato com a natureza na fazenda”, afirmou Carlos Arno Jensen, proprietário do Pouso na Serra Fazenda Condomínio.

         

Sobre a poliomielite

A Iniciativa Global de Erradicação da Pólio é encabeçada pela Organização Mundial de Saúde, Rotary Internacional, Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). A pólio, doença altamente contagiosa, pode causar paralisia e às vezes morte. Atinge principalmente crianças até cinco anos e a paralisia, na maior parte dos casos, é irreversível. Como não há cura, a melhor proteção é a prevenção através da vacina, que protege a criança por toda a vida.

No Brasil, há mais de 20 anos a doença esta controlada, no entanto, nenhum país esta absolutamente a salvo enquanto o vírus não for totalmente eliminado. Em 2014, o surgimento de casos na Ásia, África e Oriente Médio levou a Organização Mundial da Saúde a declarar que a disseminação da pólio é uma emergência pública de saúde internacional. “Neste sentido, é  necessário continuar os esforços para que todas as crianças sejam protegidas contra esta doença devastadora”, destacou o gestor de segurança operacional de aviação civil, Cláudio Schutz França, que é um dos organizadores do evento e integra o Rotary Club de São José – Kobrasol.

Texto e fotos: Nina Velho