RPPN “ Reserva Particular do Patrimônio Natural é uma categoria de Unidade de Conservação de domí­nio essencialmente privado e é a única que depende da iniciativa livre e espontânea do proprietário, para a sua criação.

Pouso na Serra em conjunto com a Curucaca, reservaram ao patrimônio natural praticamente 50% das terras do seu vale. São195 ha (hum milhão, novecentos e cinquenta mil metros quadrados) de floresta bem preservada, onde estão abundantes a fauna e flora nativa com espécies em vias de extinção.

A presença de belos exemplares da flora da floresta ombrófila mista é muito significativa, entre eles as canelas, cedros, ipês, araucárias e xaxins, e se multiplicando neste espaço animais silvestres alguns em via de extinção como o leão baio, veado campeiro, jaguatiricas, corvo branco, tatus, quatis, macacos entre outros; demonstrando por sí só o quanto é importante proteger amostras significativas dos ambientes naturais, que são sempre mais ameaçados pelo desenvolvimento humano.

“RPPN é natureza preservada, RPPN é responsabilidade com o futuro.
O sol, a lua, as manhãs, o mar, as árvores, as flores, o canto dos pássaros, a água do regato, nada se iguala a sentar-se sob uma árvore e olhar o tempo, percebendo a natureza que se organiza harmoniosamente. Somos a um só tempo, temporários e atemporais, passageiros e condutores, história e fato.
O animal, a arvore, o homem, todos partilham o mesmo sopro, todos respiram o mesmo ar. O homem não existe sem natureza, dependemos dela como da pele que nos protege.