“Cidade Solar” na Alemanha produz a energia que consome

Bairro alemão localizado na cidade de Freiburg, na Alemanha tem sido pioneiro no que diz respeito a arquitetura sustentável. A “cidade solar” realiza sua mais nova façanha através de um sistema de captação de energia solar inteligente em todos os telhados das casas apontando para a direção onde o sol pode ser melhor aproveitado. A iniciativa, que parece simples, se tornou marca do lugar.

 

 

 

 

 

Projetada por Rolf Disch, o bairro alemão enfatiza a produção de energia de forma eficiente e sustentável, com a incorporação das grandes placas solares inteligentes funcionando como toldos. Os edifícios também são construídos sob os mesmos padrões e podem gerar até quatro vezes toda a energia que consomem.

O projeto foi concebido considerando os aspectos gerais da comunidade, sua densidade, tamanho dos telhados, acessibilidade da população, espaços verdes e exposição solar. Ao todo, são 52 casas no bairro que têm seu uso residencial e comercial. O projeto é realizado sob os padrões Passivhaus.

As casas do topo do bairro possuem telhados verdes que fazem pleno uso dos recursos do sistema de captação solar. Esses telhados apresentam também sistemas de aproveitamento de águas pluviais que encaminham toda a água para a irrigação dos jardins e utilização nos banheiros.

O design do bairro é simples e iluminado por fachadas coloridas e dinâmicas. Jardins e caminhos verdes se cruzam através da circulação. E a importante característica é o senso comum dos moradores e proprietários dos imóveis em melhorar a comunidade de forma sustentável.

Fonte: Arquitetura sustentável